Bem-vindo ao blog do Programa Jovens Embaixadores!

Cidades Anfitriãs

Tulsa é uma cidade incrível…

JEs em Tulsa!

Bom, minha primeira postagem aqui no blog, rs.

Primeiramente, gostaria de falar que estou muito feliz, tão feliz que não consigo descrever em palavras o que sinto. Tulsa é uma cidade incrível, e as pessoas são do tipo que a cada dia, te cativam mais.
Eu me dou super bem com minha host family, e passo a maior parte do tempo com minha host sister, Savannah Nicks! Estamos sempre tirando fotos, saindo juntos, comendo muito e rindo. Estar aqui esses dias tem sido uma experiência única e, conhecer e conviver com todas essas pessoas nos ensina e mostra uma cultura, que as vezes é completamente diferente da nossa. Diferenças que vão desde comidas a jeitos de festejar.
O grupo de Jovens Embaixadores que veio pra Tulsa e incrível e eu amo cada momento que passo ao lado deles.
Ontem, dormimos na casa da Ms Zerbe, brincamos, comemos e comemos marshmallows que foram assados na fogueira. Parecia que estavamos vivendo em um filme!
Hoje, feriado nos Estados Unidos, fomos na Martin Luther King Parade, e tivemos nossa delegação (we are fancy). Desfilamos com um grupo de latinos que buscavam direitos iguais a todos. Foi muito divertido, e foi muito legal ver a importância que a população dá ao evento, simplesmente por aparecer para assistir, já que estava muito frio.
Depois, fomos a uma organização que doa alimentos e dá abrigo a pessoas que não tem onde morar. É uma situacao triste, mas pudemos ver de perto que todos os lugares, por mais perfeitos que sejam, também tem coisas a serem melhoradas. Lá, ajudamos a separar roupas, e objetos de higiene pessoal que seriam divididos posteriormente.
Depois, nos separamos. Eu fui pra casa, tomei um banho e fui ao cinema com minha familia! Acabamos de chegar, e me diverti muito!
Estou muito feliz, aprendendo muito, e acredito que tambem ensinando um pouco sobre a cultura brasileira.
Volto em breve pra contar tudo sobre nosso dia.

PS: Eu sinto muita falta dos outros Jovens Embaixadores, muita muita muita. E acredito que todos sentem o mesmo. Eu amo essa familia, a familia que mesmo sendo tão nova, tem um laco maior que qualquer coisa que a une.

Alexandre Henrique Lopes Silva
São Gotardo – Minas Gerais

Anúncios

Sobrevivemos no Museu de Dinossauros!

Hoje é comemorado o “Martin Luther King Day”, um dia bastante importante e interessante. Tivemos nosso primeiro encontro no campus da MSU para discutirmos sobre as características e exemplos de grandes líderes, para podermos ter um bom desempenho no nosso action plan.

Logo após fomos visitar o “Museum of the Rockies”. O museu abriga a maior coleção de fósseis de dinossauros nos Estados Unidos e possui o maior crânio de Tiranossauro já descoberto, assim como o fêmur de um Tyrannosaurus Rex! O Sr. Young foi o nosso guia e nos ensinou bastante acerca de quase tudo ali exposto. O museu de fato é muito lindo e interessante, há muito que aprender lá.

Assistimos ao filme “Invictus”, que retrata as qualidades de Nelson Mandela! Esse filme nos ajudou a entender um pouco mais sobre o espírito de liderança para podermos desenvolver boas ações para a nossa sociedade.

E mais uma vez o dia em Bozeman foi mais do que maravilhoso. Cada dia se torna mais e mais especial.

Danyel de Moraes Avelino
Combinado – Tocantins


MLK’s day

Hoje foi o dia de Martin Luther King Jr. (MLK’s day). Foi simplesmente demais ! Acordei bem cedo e esperei pela mãe anfitria da Bárbara. Chegando em Roosevelt High School, encontramos o resto do grupo e com a Tracy e a Rachel. Tivemos um workshop sobre as habilidades da juventude e como desenvolver um espirito de liderança mediante a nossa comunidade & sociedade. Logo após tivemos a famoooooosa marcha! Apenas duas milhas, mas acreditem, não é pouco! Especialmente quando se enfrenta um frio congelante… Gritamos por liberdade de pensamento e igualdade para todos, tiramos fotos, cantamos, dançamos, e claro, rimos bastante! Quando a marcha acabou, fomos para o VERA Project, um instituto artístico de Seattle, onde até mesmo bandas iniciantes podem fazer seus shows e a diversidade de público é bem grande. Exatamente lá, fizemos as nossas camisas! Isso mesmo, Seattle’s t-shirt! Através de nossas sugestões, o Ramon desenhou todo o logo da camisa. Nós aprendemos como usar máquinas bem estranhas para pintar e secar as camisas. Camisas prontas, hora de conhecer o VERA! Um dos coordenadores do instituto nos levou para todos os compartimentos do lugar: palco, auditório, estudios, etc… No intuito de sabermos absolutamente TUDO sobre o VERA, sentamos numa mesa de reuniões com o coordenador e tiramos nossas dúvidas através de perguntas inusitadas e bem interessantes! Termino de passeio, hora de retornarmos para casa… Voltei com a minha mãe anfitriã e jantei na casa de uma das vizinhas. Ela é super amável e atenciosa, nos preparou um belo banquete e até fez comida brasileira em minha homenagem.

Depois de todas essas atividades em apenas dois dias, digo que o programa Jovens Embaixadores é MUITO mais do que jamais esperei que fosse! Superou completamente as minhas expectativas e assim aconteceu com Seattle… Sentirei muita falta das pessoas tão especiais que tenho conhecido e só tenho a agradecer por tudo!

Youth Ambassadors, HERE WE GO!

Breno Oliveira
Salvador – Bahia


Marcas de um lugar chamado Tulsa

"O clima aqui e de descontração, jogos e lágrimas ao descrever o que esta experiência tem acrescentado em nossa vida desde nossa chegada"

O dia talvez tenha amanhecido lento, calmo e aconchegante. O sol com aquele solzinho gelado deu o ar de sua presencia por aqui. Estavamos exausto e extremamente contentes pelo dia anterior (Fomos ao Winter Formal – Uma festa da Booker T. Washington) e hoje foi o dia de descansarmos e aproveitarmos nossas host-families (famílias anfitrias).

O dia hoje era livre, ou seja, nossos horários eram por conta de nossa família aqui. Hoje pela primeira vez comemos comida caseira, e devo dizer que minha host-mother é uma cozinheira de mão cheia. Mas a saúdade de casa as vezes aperta mais forte – A bagunça do meu irmão espalhada pela casa inteira, a faxina nos finais de semana, o churrasco com a família – por isso, hoje, entrei em contato com minha família (para a tranquilidade da minha mãe rs).

Hoje também foi o dia de fazermos compras (a maioria dos Jovens Embaixadores aqui de Oklahoma foram as compras hoje). Meu host-father me levou a diversos lugares por aqui com preços super acessíveis e pude fazer algumas comprinhas. Voltando pra casa foi tempo de descansar dessa semana exaustiva e me prepar para outra ainda mais.

No começo da noite viemos para a casa da Ms. Zerbe (Que vem nos acompanhando durante nossa estada aqui) para uma overnight party (um tipo de festa que dura a noite toda e os convidados dormem no local) com minha cozinha, música e animação. O clima aqui e de descontração, jogos e lágrimas ao descrever o que esta experiência tem acrescentado em nossa vida desde nossa chegada.

O pessoal está nesse momento ao redor da fogueira preparando marshmallow, ou seja, clima de descontração total. E para finalizar, gostaria de citar uma frase do meu escritor predileto: “E que seja permanente essa vontade de ir além daquilo que me espera…”

Ana Carolina Martins
Curitibanos – Santa Catarina


Seattle Rocks!!!

"Já fomos para a Seattle underground tour e vimos ruínas de uma antiga Seattle, fomos para um museu de música, cantamos e fizemos um tipo de show, já patinamos no gelo (estou toda roxa), já fizemos trabalho voluntário, já comemos MUITAAAAAAAAAAAA comida estranha."

Todos esses dias que passamos em Seattle estão se tornando inesquecíveis! Às vezes tenho a sensação que estou em um sonho…

Nossa rotina está como em DC…os nossos dias estão sempre cheios, às vezes tenho a sensação de viver 10 dias em 1!

Já fomos para a Seattle underground tour e vimos ruínas de uma antiga Seattle, fomos para um museu de música, cantamos e fizemos um tipo de show, já patinamos no gelo (estou toda roxa), já fizemos trabalho voluntário, já comemos MUITAAAAAAAAAAAA comida estranha, jogamos jogos típicos daqui e fomos para o high school.

Nunca ficamos sem ter o que fazer aqui!

Me acostumei com minha família em um instante. ELES SAO INCRÍVEIS! Tenho uma irmã (estou muito próxima dela…passamos o dia inteiro juntas), um imão, mãe, pai, cadela e AVÓS! Sário, meu avô e minha avó são uns “fofos” e tentam falar em português comigo!

Tentamos passar a maior parte do tempo juntos (o grupo de jovens embaixadores e os host sisters and brothers). Hoje foi um exemplo disso.

Nosso primeiro fim de semanda com a família…fomos fazer compras no shopping todos juntos!

AHH, hoje pude acordar mais tarde, depois comi um típico café da manhã norte americano e me arrumei para ir para o shopping!

Aqui é incrível porque além das host families, temos a Mia e a Margaret (host sister do Ramon) que são Jovens Embaixadoras dos EUA e foram para o Brasil ano passado!

Bom, tudo que fizemos hoje foi comprar…e passear… e nos diverti!!

Bom, tenho que dizer que:
*sinto falta do resto do grupo e do 4-h
*que às vezes penso em inglês e que
*PRECISO DE COMIDA BRASILEIRA!

Mas também tenho que falar que SEATTLE ROCKS! e eu estou amando estar aqui!

Marina Rocha de Jesus
Olinda – Pernambuco


Comemorando Martin Luther King Jr. nos EUA

"Hoje foi o dia de comemorarmos o Martin Luther king Jr. Celebration, fizemos isso da melhor maneira que poderiamos , com nosso trabalhor voluntário, ajudando as crianças e toda a comunidade a fazer cartazes para a celebração desse dia tão importante na cultura americana."

Com certeza Bozeman é o melhor lugar para visitar, as pessoas são calorosas e receptivas onde quer que você vá.

Hoje foi o dia de comemorarmos o Martin Luther king Jr. Celebration, fizemos isso da melhor maneira que poderiamos, com nosso trabalhor voluntário, ajudando as crianças e toda a comunidade a fazer cartazes para a celebração desse dia tão importante na cultura americana.

Tivemos um reunião com Jessa e Jenna, as fundadoras da fundação Tios yTias, que ajuda a comunidade de imigrantes que tem o espanhol como primeira língua a socializarem com a comunidade americana.

Para almoço, nada melhor que Big Hamburgers… a dieta americana nos pegou de jeito =D

Dimas Gustavo de Oliveira
Paranaguá – PR


Seattle!!!

Estamos tendo ótimos tempos aqui, com a certeza de que passaremos todo o conhecimento que obtivermos através desta wonderful experiência para os nossos amigos e família. Bem, ontem fomos ao Public Market (como um mercado modelo) de Seattle, aprendemos um pouco mais sobre a cidade e claro, compramos muito! Logo após, fomos ao Aquarium (aquário), tocamos nos animais marinhos, tiramos muitas fotos e rimos bastante ! Saindo do mercado, fomos ao shopping ! Olhamos as lojas, compramos roupas e perfumes… Fizemos um lanche super americanizado e depois fomos pra casa de duas amigas da Margaret. Foi MUITO divertido! Jogamos muito e cantamos também… Lá encontramos com a Mia e demais amigos.

Breno Oliveira
Salvador – Bahia


Yellowstone National Park

JEs 2011 visitam o Yellow Stone National Park

Nos divertimos muito e não deu para segurar a emoção de brincar na neve!!! Além da oportunidade de vermos os alguns animais como: búfalos, alces e outros. O passeio terminou com uma parada em uma loja em Mammoth, onde compramos algumas lembrancinhas para relembrar esse momento inesquecível, e claro: muitas fotos!!!

Joele Balbino
Sobral – Ceará


Hoje o dia em Seattle foi perfeito!!!

"Tivemos um ótimo tempo juntos, rimos bastante, gritei muito e claro: CAIMOS D+! Foi como um filme, todo mundo patinando, a pista meio escura com luzes coloridas e música. Isso tudo aqui e inacreditável!!"

Fomos à uma escola diferente, uma escola particular, tivemos workshop sobre o envolvimento de jovens na política aqui no estado de Washington, a escola era bem maluca e os alunos estavam limpando, isso mesmo, LIMPANDO TODA A ESCOLA! Isso não faz muito sentindo pra quem não estuda em uma escola militar no Brasil…

Depois da escola fomos à uma cafeteria e posso dizer que o café daqui e realmente muito forte, o capuccino tava maravilhoooooso e almoçamos comida asiática, não foi muito bom.

Depois da pausa para o café, nós fomos fazer um tour por debaixo de Seattle, ouvimos um pouco da história da cidade e como o nome já disse, andamos por debaixo da terra!

Hoje comemoramos o aniversário de Samantha, foi muito louco, porque depois do tour citado acima, nós voltamos pra escola, cantamos parabéns (em inglês) e fomos jantar. Comida Vietnamita: não era muito boa, não posso negar que a comida aqui é o maior obstáculo a ser enfrentado, mas nós conseguimos comer, e foi bastante divertido!

Tiramos várias fotos e conversamos com nossos irmãos anfitriões. Para comemorar o aniversário de Samantha, eles prepararam uma surpresa pra nós… FOMOS PATINAR NO GELO! Uma aventuuura, foi extremamente maravilhoso e… um pouco perigoso! Haha…

Tivemos um ótimo tempo juntos, rimos bastante, gritei muito, e claro: CAIMOS D+! Foi como um filme, todo mundo patinando, a pista meio escura com luzes coloridas e música. Isso tudo aqui e inacreditável, nós já estamos muito acostumados com o inglês e algumas vezes chegamos a misturar inglês com português, muito louco.

Estamos sentindo muita falta do grupo inteiro, todos juntos no 4-H fazendo bagunça e sendo chamados de basileiros loucos pelo staff. E como se fossemos uma família, já sentimos saudades, ficamos preocupados, etc.

Gostaria de compartilhar com vocês uma foto legal: BARBARA CAINDO NA PISTA DE GELO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Beijos a todos,

Ramon Sampaio
Salvador Bahia


Trabalho Voluntário: Faça-o, porque isso faz bem!

Trabalho Voluntário: Faça-o, porque isso faz bem!

Hello, queridos leitores… eu não sei como começar, mas eu posso dizer que hoje foi mais um daqueles MARAVILHOSOS dias nos Estados Unidos.

Bem, hoje nosso amigo Hyago estava gripado; então não pode participar da programação e passou o dia em casa de repouso.

O dia começou cedo. Pela manhã nos fomos ao Volunteer Central of Greater Tulsa (uma organização de trabalho volutário aqui em Tulsa), onde tivemos uma maravilhosa conversa sobre cidadania, liderança e o impacto que o voluntariado pode fazer na sociedade. Isso foi, realmente, muito interessante; pois nos motivou ainda mais a fazer a diferença em nossa comunidade como Jovens Embaixadores. A conversa foi impactante, e nós, brasileiros, sempre MUITO emotivos, chegamos a chorar por lembrar de nossos trabalhos voluntários e do amor que nos motiva a fazer isso.

“Eu não lembro o que comi há três dias no almoço, mas sei que o que comi era o que eu precisava pra manter meu corpo forte e saudável. Eu não lembro o que fiz de bom pra uma pessoa há uma semana ou há um ano; mas eu sei que isso é o que preciso pra manter minha alma viva,” disse Camille, quando questionada do que a motivava a ser voluntaria.
Trabalho Voluntário: Faça-o porque isso faz bem!

Bem, depois disso fomos para a Universidade de Oklahoma, onde lá encontramos alguns jovens americanos também envolvidos com o voluntariado. Eles são realmente MUITO amigáveis, educados, lindos, responsáveis, enfim, adoráveis! Como vocês podem ver, quebramos muitos esteriótipos em relação aos jovens americanos. Por lá mesmo almoçamos; e adivinhem o que comemos… adivinhem…

ARROZ COM FEIJÃO!!! Estava DELICIOSO!

Mais tarde fizemos um passeio por Tulsa para observar os pontos turísticos do lugar. A cidade é realmente muito linda. Depois disso visitamos o Tulsa’s Gilcrease Museum (o museu daqui). Isso foi muito divertido e interessante.

A noite fomos assistir um jogo, adivenhem de que… BASQUETE! 🙂 Todos estavam muito animados, afinal, quem vai aos Estados Unidos TEM que assistir a um jogo de basquete, certo?

Enfim, eu poderia ficar aqui horas escrevendo cada detalhe dessa experiência MARAVILHOSA, mas tenho que ser breve. Para finalizar, o que posso dizer e que nós, Jovens Embaixadores, estamos vivendo um SONHO. TUDO É PERFEITO!!!

Bye!

Maria Jordana
Ji-Parana/RO