Bem-vindo ao blog do Programa Jovens Embaixadores!

Últimas

Retorno dos JEs ao Brasil é destaque no site da Embaixada dos EUA

Jovens Embaixadores se despedem dos Estados Unidos

Depois de três semanas nos Estados Unidos, os trinta e seis alunos da rede pública brasileira selecionados para participar da nona edição do Programa Jovens Embaixadores retornam para o Brasil. Eles passaram três semanas trocando experiências, aprendendo sobre o país, praticando inglês e cumprindo uma missão muito importante de um jovem embaixador – apresentar os americanos um pouco sobre o Brasil.

“Espero que esse seja o início de um relacionamento ainda melhor entre o Brasil e os Estados Unidos e que vocês sejam parte de nossa contínua disposição ao diálogo. E quero que não seja somente entre os nossos governos, entre os nossos líderes, mas entre o nosso povo,” disse a secretária de Estado Hillary Clinton durante o encontro com os jovens embaixadores (…)”

Clique aqui e leia o texto na íntegra!

De volta ao Brasil…

Muita emoção na hora da despedida...

“Chegamos em São Paulo às 10h40 da manhã, depois de mais de 9 horas de um longo vôo vindo de Washington, D.C. Depois, era necessário pegar as malas e passar na alfândega. Em seguida, cada Jovem Embaixador precisava pegar seu novo vôo rumo ao estado em que morava.

Todos estávamos muito tristes, pois íamos nos separar depois de semanas vivendo juntos. É bastante difícil, a tristeza bate, as lágrimas caem e o coração fica apertado. Contudo, ainda resta aquela chama de reencontro acesa dentro de cada um de nós, porque iremos nos ver em Abril, matar a saudade, trocar novas experiências e ficarmos juntos outra vez.

Tive que ir embora para Pernambuco muito cedo, nem tive como ficar mais tempo com os meus amigos, pois meu vôo para Recife estava próximo. Despedi-me de todos na certeza de que em breve iria vê-los outra vez.”

Janailton Mick
Sanharó – Pernambuco

Jovens Embaixadores visitam o Departamento de Estado em Washington

Visita ao Departamento de Estado

Foi diante de muito frio e neve que os Jovens Embaixadores visitaram o Departamento de Estado

Ben´s Chili Bowl in D.C.

Ben´s Chili Bowl

JEs experiementam o hot dog half-smoke no Ben´s Chili Bowl

Hoje foi nosso primeiro dia ‘oficial’ de volta a D.C.! Foi muito legal rever todo mundo, e logo cedo pela manhã já estavamos tomando café juntos, rindo, dividindo experiências… incrível!

Logo, seguimos para uma das salas do 4H, e lá tivemos alongamento, atividades de grupo e jogos, até que por fim saimos do dormitório e pegamos um ônibus e metrô para o restaurante Ben´s Chili Bowl!

Trata-se do famoso lugar conhecido pela pimenta Chili, pelo hot dog half-smoke (parte carne de porco) e pelas visitas ilustres como as de Martin Luther King e OBAMA! O restaurante completou 50 anos
em 2008, sendo o único estabelecimento que sobreviveu aos ataques em Washington em 1968, dia do assassinato de Martin Luther King. Uma pessoa só pode se considerar uma verdadeira washingtoniana somente depois de comer no Ben’s Chili Bowl. E para aumentar nossa felicidade, tivemos a chance de conhecer a fundadora do restaurante!

Saímos do restaurante e pegamos mais um metrô (cansativo!!!) e fomos próximo ao Capitólio e ao Obelisco onde tivemos a chance de conhecer os museus Smithsonian (Natural History Museum, American History Museum, National Air and Space Museum, entre outros) ; Nós (Renato e Maysa) fomos para o lugar onde foi filmado o filme “Uma noite no Museu”, e isso foi demais!

Depois, fizemos uma (longa) caminhada até a estação de trem (e shopping mall) State Union,e lá tivemos tempo livre para comer, comprar e conversar! Também sentimos o maior clima de tensão em D.C., pois hoje o presidente Barack Obama iria fazer um discurso oficial no Capitólio com a presença de vários senadores importantes do Governo Americano e também os representantes da Câmara.

De lá, pegamos mais um metro e ônibus de volta ao 4H, onde tivemos um workshop sobre nossos Action Plans!!!

Depois de um dia tão cansativo e cheio de atividades, não deixaremos de parabenizar o Embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon!

Happy birthday, Ambassador! We wish you all the best!

Maysa de Assis – Duque de Caxias, RJ

&

Renato Dornelas – Contagem, MG

Jovens Embaixadores de volta a Washington depois de duas semanas com famílias americanas

Pizza Party in D.C.

Uma “Pizza Party” para celebrar o retorno dos Jovens Embaixadores a Washington D.C. depois de duas semanas com famílias anfitriãs em cinco estados americanos: Tulsa, Cleveland, Charlotte, Bozeman e Seattle. (Foto: Embaixada dos EUA – Brasília)

Choramos por saber que os melhores dias da nossa vida vão deixar saudade…

Ultima noite da equipe de Tulsa na cidade

Bem, sinceramente, hoje não foi um dia muito feliz; hoje foi a última noite da gente aqui em Tulsa.

O clima de despedida começou logo pela manhã, quando minha host mother e eu estavamos conversando sobre amanhã. Eu não pude conter minhas lágrimas; afinal, eu amo minha host mom… e amo também o jeito como ela muda de assunto quando não quer me ver chorar. RSRSRS

Depois do café, fomos ao Museu de Ciência em Oklahoma city. O lugar é realmente MUITO interessante, mas sinceramente, eu não pude aproveitar muito, pois estava a todo momento pensando na tal despedida de amanhã.

“Bom seria se o mundo fosse do tamanho de um ovo, e se todas as pessoas que a gente amasse estivessem a um palmo de distância!”

Bem, pela noite tivemos nosso último jantar em Tulsa. Foi um momento ÚNICO, em que todas as famílias com seus intercambistas se encontraram para lá, desfrutarem dos poucos momentos juntos que restavam. Hoje a noite não faltaram lágrimas e consolo. Choramos por saber que os melhores dias da nossa vida vão deixar saudade. Choramos também pela alegria de saber que o melhor nos espera… seja no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo.

Maria Jordana M. de Lima
Jí-Paraná – Rondonia

Felicidade e amor superam todas as barreiras…

Família do Allan em Cleveland

A cada dia que se passa nos Estados Unidos venho aprendendo que o siguinificado da palavra amor é universal. Universal para todos os povos, em todas as línguas. O mesmo sentimento.

Hoje os jovens embaixadores aqui em Cleveland tiveram o prazer de passar o dia com suas respectivas host families. A minha família é composta pela minha host mother, Catherine, meu host father, Kevin e meu host brother, Campbell.

Acordamos cedo, fizemos algumas gravações para o programa do Caldeirã0 do Huck e fiquei emocionado com os depoimentos dados pela família. Mesmo tendo pouco contato e tendo pouco tempo já consigo ver neles parte de mim, parte importante na minha jornada como jovem embaixador, e além do mais, parte de uma família criada aqui na América. Sentimento tamanho que me faz sentir bem, mesmo tão longe do Brasil.

Saímos hoje depois das gravações para fazer compras e almoçar fora. Durante esses momentos a melhor coisa que sempre acontecia era ver a felicidade estampada nos nossos rostos. Felicidade e amor que superam todas as barreiras, as diferenças culturais, a diferença entre as línguas, costumes, enfim, as diferenças que temos, todavia possuímos os laços criados por uma língua, e essa língua é universal, a língua do respeito, da amizade e do amor, e com ela superar todas as diferenças e chegar a uma conclusão: Somos todos iguais!

Allan Coutinho
Natal/RN – Brasil

Família é Família, mesmo que adotada !

...me mostraram como pode uma família ser, me mostraram que os melhores momentos que eles poderiam ter era em família!

Quando eu cheguei em Bozeman, eu estava cheio de vontade e medo de conhecer minha “host Family”. Não que eles pudessem não ser legais ou coisa parecida, mas sim porque se tratava de uma imensa família de oito pessoas!!! Para eu que moro apenas com minha mãe, isso é uma família muuuito grande. Mas quando os conheci, descobri que havia chegado ao céu, pois cada um de uma forma singular me fez sentir em casa, me fizeram sentir parte da família. Não me trataram como visita. O que eu mais escutei aqui foi “help yourself” (sirva-se) … me mostraram como pode uma família ser, me mostraram que os melhores momentos que eles poderiam ter, era em família! Pois hoje foi o meu dia de passar em “host family”… meu irmão Warden me levou ao acampamento dos escoteros da região que vivem aqui na cidade de Bozeman. Nunca imaginei que durante o inverno hovesse tanto a se fazer no meio da neve. Por exemplo os escoteiros aprenderam a fazer um iglu, que leva em média de 6 à 8 horas para ser feito, mas que os manterá aquecidos durante a noite. Aprenderam como fazer calçados para andar na neve e como fazer uma “green House” uma casa feita de madeira e lona! A noite eu e Warden (meu irmão americano) fomos comer um bom e nada saudável hamburger =D … Por 12 dias eu pude experimentar as delícia e a felicidade de ter seis irmãos e “host parents” maravilhosos !!!

Shopping day!

Hoje foi um dia muito legal! Durante a manhã visitamos um museu (esqueci o nome, não me julguem mal por isso!), em seguida fomos almoçar no Subway e então fomos a uma loja de artigos nativos fazer umas comprinhas. Após esse momento, fomos ao shopping. Foi muito engraçado, porque nos só entravamos em lojas que tinham ON SALE na frente kkkkkkk. A Ana Carolina fez a festa lá! Só na liquidação!

A noite fomos numa pista de gelo. Desastre, claro. Eu sou uma negação, não nasci para isso. O Renato, nossa, quis matar ele. Ele tava super professional lá, acredita?

Após essa experiência não muito agradável para certas pessoas que cairam bastante, fomos jogar boliche e descobrimos que Hyago e Jordana tem um grande potencial! Uns tem mais sorte que os outros, né? Mas não vem ao caso… kkkkk.

Depois de um dia de várias compras, várias quedas no gelo e “vários” strikes, voltamos pra casa mooortos de cansados, mas felizes, porque realmente foi mais um dia super divertido em Tulsa!

Camille Mota Lima
Aracaju – Sergipe

Simplesmente não quero que esse programa acabe!

Marina com a Jovem Embaixadora norte-americana Margaret Kahn

Hoje comecei o dia de uma maneira que ja consigo chamar de rotina. Fui para a Roosevelt High School com minha host sister e encontrei com o a Tracy, a Rachel (nossas cordenadoras) e o resto do grupo la. Quando estavamos todos juntos fomos para o escritorio da Rachel para trabalhar no nosso action plan…Acho que tivemos alguns progressos. 😀
Em seguida fomos para o Summit at First Hill, um asilo localizado em Seattle no qual tivemos a oportunidade de fazer apresentacoes sobre o Brasil e trocar informacoes com os idosos que estavam la.Foi uma das visitas mais perfeitas que fizemos!

OBS.: A estrutura de la e perfeita. Poderia passar o resto da minha vida la, rs.

Lakeside School’s foi nosso proximo passo. Uma escola provada em Seattle ( a filha do Bill Gates estuda la).
Chegamos, almocamos e fizemos um tour ( a escola e simplesmente perfeita).Tivemos a oportunidade de assistir aulas… eu e a Samantha assistimos a aula de estatistica, tivemos a oportunidade de conhecer muita gente legal e trocar milhares de informacoes….foi incrivel! Para finalizar fizemos um lanche com outros alunos de varios paises, conversamos muito… 😀

Depois, como o dia de um Jovem Embaixador nunca acaba cedo, fomos para uma reuniao com Seattle Youth Commission, jovens que tem o apoio da prefeitura para tentar resolver os problemas da comunudade em que vivem! E mais uma vez aprendemos e ensinamos…e NOS DIVERTIMOS!

Voltei para casa, jantei com minha host family ,fui a uma locadora e agora estou escrevendo tudo isso!

Ah, na ultima vez falei que sentia falta de comida brasileira… minha host famil preparou feijoada para mim na semana passada e tambem tomei guarana…e tava muuito bom e ontem matei a saudade da minha mae e irma no skype (video chamada)!

Bom, nosso ultimo dia aqui vai ser domingo e voltaremos para DC! Simplesmente nao quero que esse programa acabe! ta tudo perfeito demais!Mas ainda temos tempo aqui…e amanha teremos uma surpresa…soube que vai ser algo divertido e estou curiosa….. a aventura continuaaa!

See you…

Marina Rocha de Jesus
Olinda – Pernambuco

ps: ta tudo sem aceento… n tem acentos aqui!